GuajaráNotícias

GuajaráNotícias

Mediação Tecnológica de Rondônia é referência no ensino remoto para outros estados
Ensino ofertado pelo canal da Mediação Tecnológica em Rondônia atende cerca de seis mil estudantes, nos 52 municípios

Publicado 16/09/2021

Foto: Cristian Alves, Cleber Souza e Franco Silva

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investe no planejamento aplicado à melhoria dos índices da Educação. A mediação Tecnológica de Rondônia tem um papel importante para impulsionar a educação no Estado no que diz respeito à inovação e tecnologia.

Pela qualidade do trabalho realizado, a mediação tecnológica destacou-se em nível nacional, tornando-se referência no ensino remoto. Em virtude, a central de Mídias do Estado está promovendo cursos intensivos à equipe de seis profissionais de educação da Mediação Tecnológica do Estado de Goiás (Goiastec), que inclui a Gerência da Mediação Tecnológica, Coordenação pedagógica e professores.

Desde o início desta semana, a equipe da mediação de Rondônia está promovendo cursos de imersão em metodologias para aplicação de mediação tecnológica para estudantes, à equipe Goiastec, ensino médio ao alcance de todos. Com duração de três dias, somando 24 horas de carga horária, a equipe realiza os treinamentos quanto aos instrumentais didáticos pedagógicos, produção de aulas, produção de vídeos, postura televisiva e dinâmica de estúdios.

A Gerente da Goiastec, Ensino Médio ao alcance de todos, Wanda Maria de Carvalho, evidenciou a qualidade do ensino da Educação pela Mediação Tecnológica de Rondônia e agradeceu pela cooperação e trabalho. “O encontro está sendo fantástico, implantamos a mediação tecnológica no início do ano de 2020, e logo após veio a pandemia e tivemos dificuldades, mas estamos avançando. Este curso aqui em Rondônia será de grande aprendizado para podermos oferecer uma melhor qualidade na educação aos estudantes do nosso estado”.

A gerente de Mediação Tecnológica da Seduc, Daniele Brasil, destacou que a ferramenta existe desde 2016 e com a pandemia foi necessário readaptações na forma da oferta de ensino. “A mediação conseguiu que todos os estudantes matriculados no modelo, cumprissem o calendário letivo, mas o nosso trabalho está em constante evolução e melhorias, onde é necessário abordar novas metodologias, tornando as aulas mais interativas e visualmente mais interessantes para atrair a atenção dos estudantes, e nisso a mediação tem se destacado”.

O secretário da Educação, Suamy Vivecananda, junto com a secretária adjunta Cristiane Lopes, visitaram os estúdios para acompanhar os trabalhos. A adjunta parabenizou as equipes pelo trabalho e frisou a importância do atendimento ao estudante por meio da tecnologia. “O Governo de Rondônia está comprometido com o trabalho em prol dos estudantes buscando sempre avançar com inovações e novas metodologias”.

O ensino ofertado pelo canal da Mediação Tecnológica em Rondônia atende cerca de seis mil estudantes, nos 52 municípios, sendo utilizadas cerca de 318 salas distribuídas em todo o Estado. Fazem parte dessa Rede de Ensino à distância, alunos de áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

As aulas contemplam todos os componentes curriculares, com intérprete de Libras, aprimoramento, revisão de conteúdo, incluindo a produção de material de estudo, atividades e avaliações. O programa ganhou destaque e se estendeu a todos os alunos da rede estadual (do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio).

O projeto conta com quatro estúdios de televisão, que funcionam diariamente e todas as aulas estão disponíveis no canal da Mediação Tecnológica Rondônia no youtube.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: