GuajaráNotícias

GuajaráNotícias

Representantes da arbitragem rondoniense participam de Workshop do Árbitro de Vídeo
Evento foi realizado no período de 11 a 15 de outubro no Rio de Janeiro

Por FFER
Publicado 19/10/2021

Foto: Arquivo Pessoal

O presidente da Comissão de Arbitragem da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia), Almir Belarmino Caetano, e o presidente do Sindarfer (Sindicato dos Árbitros do Estado de Rondônia), Servilio Patricio de Oliveira, participaram no período de 11 a 15 de outubro do Workshop do Árbitro de Vídeo (VAR). O evento foi realizado no Rio de Janeiro pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Departamento de Arbitragem e ENAF (Escola Nacional de Arbitragem do Futebol).

O Workshop do VAR contou com a participação de Mike Van der Roest, chefe de arbitragem do projeto do VAR na FIFA; Dirk Schlemmer, líder de implementação do projeto do VAR; Sebastian Runge, head de tecnologia no futebol; e Guilherme Barbosa, gerente de implementação do VAR da FIFA além do presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL, Wilson Seneme.

Os representantes da arbitragem rondonienses aproveitaram a oportunidade para receber todas as orientações para implementação do VAR Light em partidas de futebol. "Diante de muitas contestações em relação a custos para implementação do VAR, a FIFA passou explorar soluções com boa relação custo-benefício, apresentando o projeto do VAR Light ao IFAB (International Football Association Board) e aos seus integrantes, onde a FIFA irá explorar esta nova linha de experimentação por meio da realização de testes para soluções para o VAR LIGHT", pontuou Almir Belarmino.

Para Servilio Patricio, as atualizações propostas pelo evento podem facilitar ainda mais o trabalho do árbitro dentro de campo. "O próximo passo do árbitro de vídeo será a implementação da tecnologia através da centralização e capacitação com o intuito de promover o apoio necessário para que as Federações possam ir implantando gradativamente em cada estado", destacou Servílio.

Já para o presidente da FFER, Heitor Costa, é essencial a participação de representantes do futebol rondoniense nesse processo para que as informações sejam difundidas entre os profissionais da arbitragem. "A implementação da ferramenta VAR no futebol é muito importante. Gostaria de parabenizar a CBF por essa iniciativa de aproximar a tecnologia também das federações e pela forma que está conduzindo esse projeto, mirando a melhoria tanto do futebol quanto da justiça desportiva", destacou Heitor Costa.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: FFER