Guajará-Mirim,

Dia Nacional do Gari tem celebração na Unidade MFM de Cacoal
Empresa, trabalhadores e parceiros comemoraram o dia dedicado aos profissionais que ajudam a desenvolver a qualidade de vida nas cidades

Publicado 19/05/2021
Atualizado 13/01/2022
A A
Foto: Assessoria

A MFM Soluções Ambientais celebrou, neste sábado (15/5), um dia muito especial no calendário de homenagens da empresa: o Dia do Gari, que é comemorado em 16 de maio. Com evento realizado nas dependências do Aterro Sanitário Regional de Cacoal, a MFM serviu um café da manhã e sorteou três bicicletas entre os garis e os catadores de materiais recicláveis que trabalham com a atividade no município.

A cerimônia também contou as presenças de parceiros da MFM e da RLP – Rondônia Limpeza Pública e Privada no trabalho de coleta, seleção, disposição e tratamento do lixo urbano gerado na cidade, que, atualmente, gira em torno de 60 toneladas, por dia. Destaques para o poder público, com a Prefeitura de Cacoal e Câmara de Vereadores de Cacoal, além da imprensa local.

Valdeir Loures de Oliveira representou a RLP, empresa que faz a coleta de lixo urbano em Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura, e gera emprego e renda para os garis.

E, claro, também não faltaram dois personagens desenvolvidos pela MFM para promover a conscientização ambiental acerca dos cuidados com o lixo: o Ecoman – ‘O Super Herói Amigo do Meio Ambiente’ e o Choruman – ‘O vilão Chorume’.

Enquanto isso, o representante dos garis de Cacoal, Juanito Ferreira de Lima afirmou que ficou muito feliz com a homenagem, que, para ele, é um reconhecimento de toda a comunidade a quem trabalha por manter as cidades mais limpas. “Ser gari sempre foi um sonho para mim, desde que eu morava no Rio de Janeiro, e, com 12 anos de Cacoal, posso dizer que me sinto honrado em fazer parte desta história”.

Juanito destaca que a atividade de coleta de lixo ganhou o apoio da população que, “hoje, já nos ajuda com a separação correta de resíduos, evitando acidentes com vidros e agulhas, por exemplo, como já aconteceu comigo”.

André Carrocia Leme e Vagner Santos Souza, representantes dos garis de Rolim de Moura e Ji-Paraná também estiveram presentes.

Eles foram convidados pela MFM, que foi representada no evento por Marcos Vitorino, diretor Comercial da empresa. Marcos agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho dos garis e as parcerias: “Temos aqui também autoridades públicas e empreendedores, que, juntos da NFM, vieram reconhecer a importância do gari e dos catadores para o desenvolvimento sustentável de nossas cidades”.

Segundo Marcos, a empresa, por meio das centrais de triagens dos aterros sanitários regionais da MFM em Vilhena e Cacoal, “conseguiu ajudar os catadores de recicláveis a ter um lugar digno e seguro para o trabalho, longe dos lixões a céu aberto, que foram desativados após o funcionamento dos aterros sanitários nessas localidades”.

Um dos responsáveis por dar visibilidade ao trabalho dos profissionais em Cacoal, Valdeci Lopes, diretor-Geral do Grupo de Comunicação Massa FM/TV Allamanda (SBT)/TV Suruí (Cultura), observou que os garis e os catadores muitas vezes passam despercebidos por muitos, mas, ao contrário disso, “a impressa cacoalense está solidária e apoia os trabalhadores, que beneficiam o meio ambiente e a qualidade de vida”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Cacoal, João Paulo Pichek destacou que os garis e os catadores de recicláveis são pessoas guerreiras: “com sol ou chuva, eles estão ali, na linha de frente da limpeza urbana em prol dos moradores”.

Por sua vez, o vice-prefeito de Cacoal, Cássio Gois, reforçou a disposição em fazer investimentos que fortaleçam as parcerias com a MFM. “Inclusive devemos promover campanhas educativas para que a população possa se integrar ainda mais no processo”, afirmou Cássio.

Fonte: Assessoria