Guajará-Mirim,

Cacoal: Amantes da bike desafiaram a BR 319 de Porto Velho a Manaus

Publicado 11/06/2022
Atualizado 11/06/2022
A A
Foto: Cacoal Noticias

Três irmãos e um amigo resolveram testar suas próprias resistências, e desafiaram eles próprios em uma viagem de bike saindo de Porto Velho pela BR 319, indo até Manaus, capital do Amazonas, em uma viagem cheia de imprevistos que durou 09 (nove) dias, para percorrer os quase 900 km.

Nessa aventura estavam os irmãos José Ricardo Simões Rodrigues (Cacoal); Claudio Roberto Simões Rodrigues (Dourados MT); Gregório Max Cáceres Rodrigues (Rolim de Moura) e o amigo Rudhy Marssal Bohn (Cacoal).

Importante ressaltar que José Ricardo e Rudhy Marssal, estão à frente de um projeto chamado  “Propago Leitura”, e que esse projeto abrange os municípios de Rolim de Moura e Cacoal, e consiste em que as pessoas através da rede social (Instagran), solicitam um livro e os mesmo são levados via Bike até o cidadão.

Essa viagem além da aventura teve ainda o intuito de divulgar o projeto “Propago Leitura”, e incentivar as pessoas a doarem livros para melhorar o acervo, haja vista, que o projeto em Rolim de Moura, tem 550 livros, possui 255 leitores cadastrados, e já foram emprestados 675 livros, e o projeto pode ser acessado através do endereço eletrônico @propago_leitura_rm. Em Cacoal o acervo conta com 723 livros, e já foram emprestados 605 livros aos 276 leitores cadastrados.

Como não pode faltar nessa aventura pela BR 319, a equipe enfrentou de tudo, desde viagens mais confortáveis pelo asfalto, assim como, o enorme trecho de terra, com direito a chuvas e tudo mais. Foram obrigados a empurrar a bike por aproximadamente 4 quilômetros de extenso barro, e segundo um dos aventureiros, era um barro grudento, que a cada 40 ou 50 minutos eram obrigados a parar e retirar todo o barro acumulado na bicicleta que ficava impossibilitada de rodar.

A equipe saiu de Porto Velho no dia 1º de Junho, rodou por nove dias, e chegou na capital amazonense, Manaus, no dia 09 de junho, dentro das previsões feitas no início da viagem. Eles destacam a hospitalidade dos moradores da BR 319, seja na orientação, assim como no apoio aos aventureiros. Essa idéia de pedalar nessa aventura datava de 2019 e seria realizada em 2020, mas devido a pandemia o projeto foi abortado, e somente agora em 2022 foi possível concretizá-lo.

No primeiro dia passaram pela ponte do Rio Madeira por volta de 07h30min e pedalaram até a Lanchonete do Km 100, onde jantaram e pernoitaram, foram agraciados  com rancho para o pernoite aonde armaram as redes e as barracas, “e aproveitamos para tomar uma cervejinha, afinal ninguém é de ferro”, disse um dos participantes, após percorrer 108 quilômetros. Já no terceiro dia sentiram os primeiros desafios já que acabara a pavimentação e agora iriam enfrentar a estrada de terra. Inicialmente estava indo muito bem, esse primeiro trecho era cascalhado e em boas condições, proporcionando pedalar a 15 Km/hora, fazendo uma parada para almoço na cidade de Realidade. Ai já se inicia um grande percurso sem o auxílio da internet “um por todos e todos por um”.

A partir de então muita chuva, e quando não estava chovendo tinha que enfrentar àquele barro que cola que já falamos anteriormente, ou então o pneu da bike que furou. E assim se foram passando os dias sucessivamente, sempre encontrando acolhida e apoio ao longo da BR 319. Para aliviar o cansaço tomaram banho de lago, igarapé, pescaram e conseguiram até fisgar um Pintado (@rudhy) que evidente, serviu para uma das refeições.

Enfim chegaram a Careiro e novamente o asfalto e felizmente no dia 09 de junho, chegaram ao destino final, Manaus. Depois de uma jornada em que jamais irão esquecer, foram desfrutar das belezas e das delícias que a capital amazonense oferece, pois no dia 11 às 03h40min já teriam que pegar o vôo, agora confortável, de volta a Porto Velho, local do inicio da jornada. “Tudo dentro do cronograma traçado, sem maiores intercorrências e sem nenhuma onça avistada”, disseram os aventureiros.

 

Foto: Cacoal Noticias