Guajará-Mirim,

Semusa avalia indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil
Levantamento leva em conta as ações do primeiro quadrimestre de 2022

Por Redação
Publicado 27/06/2022
A A
Foto: Assessoria

Os dados dos indicadores de desempenho e resultados do Programa Previne Brasil foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aos servidores do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). O levantamento levou em conta as ações realizadas no primeiro quadrimestre de 2022.

O Programa Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e conta com quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo com base em critério populacional.

“O monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho garantem mais qualidade e transparência nas ações de Atenção Básica. Este foi o momento de compartilhar esses dados com a equipe, avaliar onde acertamos e o que podemos fazer para melhorar os indicadores”, explicou Marlene Alencar, diretora da ESF.

Para oferecer suporte aos municípios, garantindo atendimento à população, os pagamentos por desempenho do Previne Brasil são realizados de acordo com a performance municipal, considerando o resultado de cada equipe.

As notas serão atribuídas individualmente para cada indicador, variando de zero a dez, considerando o resultado alcançado entre o menor valor possível (zero) e a meta definida para aquele indicador.

“Nesta reunião, com os médicos e enfermeiros da Semusa, além de apresentarmos os dados, também demonstramos quais são esses indicadores, como é feito o cálculo e planejamos novas estratégias para o próximo quadrimestre”, detalhou a diretora da Divisão de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo.

Foto: Assessoria

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?