Guajará-Mirim,

Operação Jequitibá; é determinada pelo Governador Marcos Rocha para combater incêndios e queimadas em RO
A Operação Jequitibá conta com a participação de 70 profissionais.

Publicado 26/08/2019
Atualizado 26/08/2019
A A
Fotos: Frank Néry e Corpo de Bombeiros

O combate acirrado a queimadas e incêndios florestais em Rondônia é a missão da Operação Jequitibá deflagrada no último sábado dia 24, pelo governador Marcos Rocha, em ação integrada com o Exército Brasileiro e órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o Governador, Marcos Rocha, a Operação Jequitibá é do Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro e a Aeronáutica se propuseram a apoiar em tudo que for possível, para conseguir combater juntos as queimadas e incêndios.  “O Estado segue firme a realização de ações conjuntas pelo bem comum, como a de coibir danos ao meio ambiente”, destaca o Governador. 

“É um prazer muito grande estar mais uma vez ombro a ombro com tropas do Estado de Rondônia, atendendo à solicitação do governo estamos dando apoio logístico que consistirá na montagem de bases de combate que possibilitarão o emprego mais rápido, mais efetivo e mais eficaz de todos os parceiros. Essa operação Jequitibá para nós será o ponto de partida, para que a curtíssimo prazo se estabeleça a operação de Garantia da Lei e da ordem e os esforços serão cada vez mais intensos para se vencer esses desafios”, enfatiza o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o general de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira.

Quero agradecer a confiança do Governador Marcos Rocha no Corpo de Bombeiros para realizar essa primeira fase com a Operação Jequitibá. Agradecer ao General José Eduardo Leal que de imediato atendeu ao pedido da nossa corporação para que pudesse ombrear conosco no início dessa operação. Tenho certeza que vamos fazer uma operação de muito resultados, vamos dar as respostas que a população tanto espera, que é combater eficientemente a situação das queimadas e dos incêndios florestais dentro do Estado de Rondônia, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Coronel Demargli da Costa Farias.

A Operação Jequitibá conta com a participação de 70 profissionais, sendo 18 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 19 agentes do PrevFogo (Ibama) e 33 militares do Exército Brasileiro. Ao todo, 32 viaturas serão utilizadas, entre as de combate ao fogo, ambulâncias, caminhões, motos e quatro cisternas de água.