Guajará-Mirim,

Maísa diz ter paralisia do sono: saiba o que é o transtorno
Maísa diz ter paralisia do sono: saiba o que é o transtorno.

Publicado 09/01/2020
Atualizado 09/01/2020
A A
Foto: Divulgação/Instagran

Na última quarta-feira (08/01/2019), a apresentadora Maísa afirmou no Twitter, ter sofrido com paralisia do sono. Depois da experiência, a jovem conversou com as amigas e descobriu o que exatamente aconteceu. Ela disse que a experiência foi “horrível” e afirmou estar com medo de voltar a dormir.

“Eu contei pras minhas amigas como se fosse um pesadelo, mas aí minha amiga que tem sempre disse que isso é paralisia”, explicou Maisa. “Fica tranquila. É assustador no começo, mas não precisa ficar com medo”, amenizou um fã.

O que é

A paralisia do sono é um transtorno que ocorre logo após acordar ou quando se está tentando adormecer, e impede o corpo de se mexer, mesmo quando a mente está desperta. É a encarnação de um dos piores pesadelos possíveis, pois a pessoa está acordada, mas não consegue se movimentar, se levantar, o que causa angústia, medo e terror.

Enquanto dormimos, o cérebro relaxa todos os músculos do corpo e o mantém imóvel para conservar energia e evitar movimentos bruscos durante os sonhos. No entanto, quando acontece um problema de comunicação entre o cérebro e o corpo, o cérebro pode demorar para devolver o movimento ao corpo, originando um episódio de paralisia do sono.

Normalmente, o paciente tem algumas alucinações, como ver alguém ao lado da cama ou ouvir barulhos estranhos, mas isso acontece devido ao excesso de ansiedade e medo provocados pela falta de controle do próprio corpo. Além disso, os sons podem ser justificados pelo movimento dos músculos do ouvido, que continuam funcionais mesmo quando todo o corpo está paralisado.

Embora a paralisia do sono possa acontecer em qualquer idade, é mais frequente em adolescentes e jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, estando relacionada com maus hábitos de sono e excesso de estresse.

O que fazer para sair
A paralisia do sono é um problema pouco conhecido que desaparece sozinho após alguns segundos ou minutos. No entanto, é possível sair mais rapidamente desse estado de paralisia quando alguém toca na pessoa que está tendo o episódio ou quando se pensa de forma lógica e o paciente foca toda sua energia em tentar movimentar os músculos.

Como evitar
A paralisia do sono tem sido mais frequente em pessoas com maus hábitos de sono e, por isso, para evitar que os episódios aconteçam, é recomendado melhorar a qualidade do sono, através de estratégias como:

  • Dormir entre 6 a 8 horas por noite;
  • Ir para a cama sempre na mesma hora;
  • Acordar todos os dias na mesma hora;
  • Evitar bebidas energéticas antes de dormir, como café ou refrigerantes.

Na maior parte dos casos, a paralisia do sono surge apenas uma ou duas vezes durante toda a vida. Mas, quando ela acontece mais de uma vez por mês, por exemplo, é aconselhado consultar um neurologista ou um médico especialista em distúrbios do sono. O tratamento pode incluir o uso de remédios antidepressivos.

Os sintomas da paralisia do sono que podem ajudar a identificar este problema são:

  • Não conseguir mover o corpo apesar de estar acordado;
  • Sensação de falta de ar;
  • Sensação de angústia e medo;
  • Sensação de estar caindo ou flutuando sobre o corpo;
  • Alucinações auditivas como ouvir vozes e sons não característicos do local;
  • Sensação de afogamento.

Embora possam surgir sintomas preocupantes, como falta de ar ou sensação de estar flutuando, a paralisia do sono não é perigosa, nem coloca a vida em risco. Durante os episódios, os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando normalmente.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Fonte: Metrópoles