Guajará-Mirim,

Curadores procuram artistas de RO para compor festival nacional de fotografia
Podem participar da seleção todos aqueles que traduzem a paixão por Rondônia por meio das lentes. Encontro será na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho no domingo (19).

Por G1 RO
Publicado 17/01/2020
Atualizado 17/01/2020
A A
Foto: Foto em Pauta/ Divulgação

Curadores do "Festival de Fotografia – Foto em Pauta", chegam a Porto Velho no próximo domingo (19) para apresentar o evento e conhecer a cena fotográfica local. Eles estão em busca de trabalhos relevantes para compor a 10ª edição do projeto, que acontece em Tiradentes (MG) de 18 a 22 de março.

O festival tem como objetivo reunir as figuras contemporâneas mais relevantes do cenário fotográfico brasileiro.
Fotógrafos profissionais e amadores de todos os segmentos podem participar das convocatórias. O evento referente a seletiva na capital está previsto para acontecer a partir das 17h00, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, localizada na avenida Carlos Gomes, bairro Caiari, no próximo domingo (19).

O festival

Tiradentes (MG), um dos primeiros conjuntos urbanísticos e arquitetônicos reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro, recebe a 10ª edição do Festival de Fotografia – Foto em Pauta de 18 a 22 de março de 2020.

Fazem parte das programações: exposições, workshops, palestras, debates, projeções de fotografias e ações educativas voltadas para a comunidade local.

Somadas as edições, o evento já reuniu trabalhos de 834 fotógrafos, lançou 150 livros de fotografia, realizou 137 palestras e ofereceu 122 cursos e workshops.

Este ano a equipe de curadores faz uma expedição ao Norte do Brasil para se aproximar dos artistas regionais. Além de Porto Velho, foram programadas visitas a Belém, Manaus e Rio Branco.

Na ocasião, os fotógrafos Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David apresentarão suas trajetórias artísticas e abrirão espaço para autores regionais compartilharem seus portfólios. A fotógrafa Marcela Bonfim levou Rondônia à 9ª edição do festival, que aconteceu em 2019. Ela apresentou a obra "Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta".

Para Marcela, a reunião em Porto Velho é uma oportunidade para todos os apaixonados por fotografia se conectarem através da arte. "E para o público é uma maneira de valorizar os profissionais locais comparecendo a Casa de Cultura para conhecer essas produções regionais", disse.

Foto: Foto em Pauta/ Divulgação

Fonte: G1 RO