Guajará-Mirim,

Operação nos portos brasileiros segue normal, diz Anec
Segundo a entidade, os portos do norte enfrentam dificuldade no trânsito de documentos devido à escassez de voos comerciais, porém não estão havendo atrasos

Publicado 24/04/2020
A A
Foto: Governo Federal

As operações nos portos brasileiros continuam dentro do ritmo normal, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que representa exportadores de grãos do Brasil. “Todos os portos continuam mantendo e reforçando os programas de prevenção ao coronavírus e proibindo o desembarque de tripulações, exceto em casos de emergência”, destaca.

Os portos do norte (Itacoatiara, Barcarena, Santarém, Santana) continuam com dificuldade no trânsito de práticos devido à escassez de voos comerciais, porém não estão havendo atrasos, segundo a entidade. Alguns custos de locação de aeronaves particulares podem ser repassados ao exportador.

A Anec alerta que, no Porto de Santos, a diminuição da força de trabalho de estivadores e vigias, devido à medida provisória 945 de 2020, pode onerar terminais e exportadores.

Na semana encerrada no sábado, 18, foram embarcados 59 navios com carregamento de soja, totalizando 3,5 milhões de toneladas, além de 12 navios com carregamento de farelo de soja totalizando 586 mil toneladas. Não houve embarques de milho na última semana.

Nesse período, a China segue como principal destino da oleaginosa brasileira. Foram enviadas ao país asiático 2,48 milhões de toneladas em grão.

Até o fim de abril devem ser exportadas mais 6,2 milhões de toneladas de soja e 729 mil toneladas de farelo de soja, segundo programação de atracação dos portos brasileiros. Não há embarques de milho programados.

Fonte: Canal Rural