Guajará-Mirim,

Governo de Rondônia garante transferência de 15 pacientes com Covid-19 para tratamento no Estado do Amazonas
Dos 15 pacientes, cinco são mulheres e 10 homens, provenientes das UPAs Sul e Leste, Policlínica José Adelino e Ana Adelaide

Publicado 20/03/2021
Atualizado 20/03/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), intensifica esforços para salvar a vida dos rondonienses em meio à fase considerada mais crítica da pandemia do coronavírus. Na noite de sexta-feira (19), 15 pacientes com Covid-19, apresentando quadro clínico moderado, foram transferidos para o Hospital de Campanha Nilton Lins, em Manaus, no Estado do Amazonas. Os pacientes foram transportados para a Capital amazonense por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhados de uma equipe multiprofissional.

De acordo com a diretora executiva que coordena a Missão Covid-19, Amanda Diniz, a transferência dos pacientes ocorreu por meio de uma ação conjunta entre a Sesau, o Ministério da Saúde, o Ministério da Defesa e a FAB.

Dos 15 pacientes, cinco são mulheres e 10 homens, provenientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Sul e Leste de Porto Velho, Policlínica José Adelino e Policlínica Ana Adelaide. Diante da batalha contra a doença, o Governo de Rondônia tem atuado firme adotado todas as medidas necessárias para preservar vidas, conforme definido pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha.

VACINAS

O Estado já recebeu do Governo Federal mais de 160 mil vacinas e começou a contemplar a faixa etária dos 75 a 79 anos.  O Governo de Rondônia tem adotado a postura de distribuir rapidamente as doses as municípios para que a população seja imunizada com celeridade. Além disso, o governador já anunciou a garantia de recurso para a compra de vacinas quando a mesmas forem liberadas para aquisição.

O Governo de Rondônia também tem investido na rede estadual hospitalar com reforço da rede de oxigênio. E em articulação junto ao Governo Federal recebeu na tarde de sexta-feira (19) um isotanque com cinco mil metros cúbicos de oxigênio para socorrer as prefeituras que também necessitam desse gás para tratamento dos pacientes.

O governador assim como o secretário da Sesau, Fernando Máximo, reforçam a importância da população ficar atenta às recomendações para evitar a proliferação da doença, cuidados simples, mas capazes de evitar o avanço da Covid-19: use máscara, higienize as mãos e não aglomere.