Guajará-Mirim,

Governo de Rondônia destaca o Dia do Exército; parcerias fortalecidas em ações que atendem a sociedade rondoniense
O Exército Brasileiro tem sido um grande parceiro do Governo do Estado nas ações desenvolvidas em prol da sociedade

Publicado 19/04/2021
Atualizado 19/04/2021
A A

No Dia do Exército Brasileiro (19 de abril), o Governo de Rondônia destaca a parceria com a instituição que compõe as Forças Armadas do país. São diversas ações conjuntas desenvolvidas em prol da sociedade, a exemplo do engajamento na luta contra a covid-19, com militares que atuaram nas medidas de testes rápidos no sistema de drive-thru contra o coronavírus. Dentre várias atividades, o Exército Brasileiro tem sido um grande parceiro da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) em campanhas de doação de sangue, para salvar vidas.

Nas doações de sangue, por exemplo, militares do Exército Brasileiro são os primeiros a chegar. Essa prática constante vem de longos anos em Porto Velho, mesmo em períodos que não compõem as campanhas regulares promovidas pela Fhemeron.

Em fevereiro deste ano,por exemplo, devido à baixa nos estoques de sangue nos hemocentros em Rondônia, militares do Hospital de Guarnição do Exército, em Porto Velho, fizeram mais uma grande doação voluntária.

O leque de atividades e missões do Exército nesta parte da Amazônia Ocidental se destaca, ainda, pelo combate ao desmatamento, crimes ambientais, e crimes transfronteiriços.

Em junho do ano passado, a Operação Verde Brasil 2 apreendeu aproximadamente cerca de 10 mil m³ de madeira bruta extraída ilegalmente na floresta em Rondônia, Acre e Sul do Amazonas. Esse volume foi avaliado em R$ 33 milhões em multas aplicadas aos infratores.

Cálculo feito pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva revelou que o corte ilegal de madeira é um dos crimes mais praticados na Amazônia Ocidental Brasileira.

O Governo do Estado homenageia o Exército Brasileiro pela presença e força protetora do território rondoniense e da nação brasileira.

Conforme a biblioteca do Exército, o 19 de abril passou para a história como reverência à memória da Batalha dos Guararapes, ocorrida nessa data, em 1648, no Estado de Pernambuco.

“Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa”, conforme relata a história.

Em 1822, ainda no Período Imperial, o Exército Brasileiro atuava como órgão subordinado ao Ministério da Defesa, e atualmente ele é um dos três braços das Forças Armadas do Brasil.

O EXÉRCITO EM RONDÔNIA

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Bda Inf Sl) é a Unidade cooperadora Operacional do Comando Militar da Amazônia (CMA), responsável por uma área de 827,2 mil quilômetros quadrados, constituída de 84 municípios, que abrangem terras dos estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas.

Em Rondônia, são as seguintes organizações militares do Exército Brasileiro:

► 17ª Base Logística – Presta apoio logístico à Brigada e às suas Organizações Militares diretamente subordinadas e vinculadas;

► 17ª Companhia de Infantaria de Selva – Dispõe de tropa de Pronto Emprego Operacional com o objetivo de atender qualquer eventualidade que a Brigada venha precisar no contexto de sua missão;

► 17º Pelotão de Polícia do Exército – Coopera para a manutenção da disciplina e assegura o cumprimento das leis, ordens e regulamentos militares. Realiza patrulhamento ostensivo em áreas militares, escolta de comboios, segurança de autoridades e guarda de presos;

► 17º Pelotão de Comunicações de Selva – Instala, explora e mantém o sistema de comunicações no contexto das diversas operações que a Brigada venha a executar;

► Companhia de Comando – Assegura apoio em pessoal e material ao Comando da 17ª Bda Inf Sl, provê sua segurança e forma anualmente o reservista de 1ª categoria.

► Hospital de Guarnição de Porto Velho – O HGuPV presta assistência médico-hospitalar aos militares e dependentes da Brigada e suas Organizações Militares diretamente subordinadas e vinculadas.

►5º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) – Sediado em Porto Velho, tem como atividade principal desenvolver por meio de termos de execução descentralizada e convênios, entre órgãos da esfera federal e municipal, obras que venham a contribuir para o desenvolvimento e manutenção do progresso na Amazônia.

 ► Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva – Sediado em Guajará-Mirim (RO). A fim de bem cumprir sua missão, o 6º BIS conta com um Pelotão Especial de Fronteira no município de Costa Marques.