Guajará-Mirim,

Por causa dos conflitos agrários, Força Nacional deve chegar a Rondônia até fim de maio, diz Sesdec
Segundo o secretário José Pachá, a Força Nacional não tem objetivo de cumprir reintegração de posse.

Por G1 RO
Publicado 18/05/2021
A A

Um efetivo da Força Nacional deve chegar a Rondônia até o final de maio para ajudar a polícia do estado nas regiões de conflito agrário. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (17) pelo secretário de estado da segurança, defesa e cidadania, José Hélio Pachá.

A equipe chega ao estado para reforçar o policiamento e o patrulhamento ostensivo nas regiões de conflito, como, na fazenda Nossa Senhora Aparecida em Chupinguaia (RO) e na região de Abunã. Segundo o secretário Pachá, a Força Nacional não tem objetivo de cumprir reintegração de posse.

"As tratativas para a vinda dessa Força Nacional foram feitas pelo próprio governador [Marcos Rocha] acompanhado por mim e pelo comandante-geral da Polícia Militar. Essas tratativas foram feitas diretamente com o Ministério da Justiça e também com o presidente da república Jair Bolsonaro", disse

"A atuação em nosso estado vai ser para reforçar o patrulhamento. Até porque se tivermos que executar qualquer reintegração de posse por determinação do Judiciário vamos fazer como efetivo estadual que já conhece o terreno", afirmou o secretário.

Durante o último final de semana, quatro pessoas foram presas em Chupinguaia (RO), no sul do estado, durante patrulhamento da Polícia Militar (PM) na fazenda Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a PM, após moradores da região denunciarem constantes ameaças os agentes iniciaram uma fiscalização pelo local e se encontraram com os invasores da fazenda. Os policiais narram que foram emboscados e atacados com pedras e bombas.

Entre os suspeitos estava um homem montado a cavalo jogando pedras com estilingue e uma jovem com um revólver que atirou contra os policiais. Eles revidaram usando balas de borracha.

Fonte: G1 RO