Guajará-Mirim,

Jogo de volta da semifinal da Série A será nesta quinta (27)

Por FFER
Publicado 25/05/2021
A A

Após decisão do TJD/RO a FFER marcou para dia 27/05/2021 o jogo de volta da semifinal entre as equipes do União Cacoalense X Porto Velho.

De acordo com a decisão da Justiça Desportiva o União Cacoalense foi penalizado com a perda de 03 (três) pontos pela escalação irregular de jogador. Desta forma, conforme tabela já atualizada pelo DCO/FFER, o clube se encontra no momento com 03 (três) pontos negativos, em conformidade com o artigo 214 do CBJD que dispõe:

Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.88 (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009);

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator.

§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados.

§ 3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.

§ 4º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição. (NR)

O   Regulamento Específico da Competição é bem claro em seu artigo 9º que diz o seguinte:

Art. 9o - As quatro equipes classificadas na 1a fase, serão divididas em dois grupos conforme descrito na tabela, que jogarão em jogos de ida e volta, classificando-se a melhor colocada por pontos ganhos após a realização dos dois jogos;

§ 1o - Havendo empate por pontos ganhos nas semifinais, após a série de dois jogos dos grupos “C” e “D”, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior saldo de gols nas duas partidas;

b) Cobrança de penalidades de acordo com os critérios adotados pela Internacional Bord.

Assim, aplicando-se o REC da competição e acatando a decisão da Justiça Desportiva, temos que a equipe do União Cacoalense irá para esta segunda partida com 03 (três) pontos negativos uma vez que perdeu pelo escore de 1X0 o jogo de ida. Tudo em conformidade com o artigo 214, §3º, do CBJD.

Veja abaixo como ficou a tabela da competição com a atualização:

CLASSIFICAÇÃO DA SEMIFINAL

1° SEMIFINAL

CLUBES PG J V E D GP GC SG
REAL ARIQUEMES 3 2 1 0 1 1 1 0
GUAPORÉ 3 2 1 0 1 1 1 0

* Por haver empate em todos os critérios a decisão foi por pênaltis, o Real Ariquemes classificou-se a fase final pelo placar (4 x 3).

2° SEMIFINAL

CLUBES PG J V E D GP GC SG
PORTO VELHO 3 1 1 0 0 1 0 1
UNIÃO CACOALENSE -3 1 0 0 1 0 1 -1

* Após decisão do TJD/RO, a DCO/FFER publica a tabela com atualização prolatada na decisão em que a S. E. União Cacoalense foi penalizada no último dia 21/05/2021 com a perda de 3 (três) pontos.

Portanto, no cenário atual, não haverá nenhuma possibilidade de aplicação de critérios de desempate já que não há possibilidade de igualdade em pontos ganhos entre as duas equipes.

Fonte: FFER