Guajará-Mirim,

Sebrae convoca Empretecos para participar do Empretec Realiza
O evento vai reunir, virtualmente, participantes que fizeram o Empretec para resgatar aprendizados e experiências vividas durante o Seminário

Publicado 02/08/2021
A A
Foto: Assessoria/Sebrae

Somente quem já participou do Empretec, considerado o principal programa de formação de empreendedores do mundo, sabe como a experiência é transformadora. Para resgatar os aprendizados e compartilhar histórias reais dos empresários que fizeram acontecer na pandemia, o Sebrae vai reunir, virtualmente, entre os dias 30 e 31 de agosto, a partir das 19h, empreendedores de todo o país no Empretec Realiza. As inscrições são gratuitas e exclusivas para quem já participou do Seminário Empretec e podem ser feitas no site do evento: https://www.empretecrealiza.com.br/

A expectativa dos organizadores é reunir em torno de cinco mil pessoas para trocar conhecimento sobre o tema empreendedorismo e revisar o conjunto de comportamentos empreendedores, reforçando a importância dessas atitudes para o sucesso dos negócios. Entre os convidados para comandar o evento estão o jornalista e apresentador Zeca Camargo; a locutora e comunicadora Regina Bittar, conhecida pela voz do Google Tradutor; e pelo poeta e empreendedor George Daniel.

De acordo com a analista do Sebrae, Daniella Santana, o evento será um encontro especial entre ‘empretecos’, como são chamados quem participa do seminário Empretec. “Será uma oportunidade única de troca de conhecimento e networking para fortalecer essa comunidade empresarial com uma rede de apoio capaz de transformar esses empreendedores em grandes influenciadores da temática empreendedorismo”, ressaltou.

Na programação de dois dias, os inscritos também terão a chance de dar visibilidade aos seus negócios no quadro “Fui lá e fiz”. Para participar, basta acessar o site do evento e enviar um vídeo ou áudio de até dois minutos, contando histórias que deram muito certo e os comportamentos empreendedores que contribuíram para os resultados; mas também valem histórias que tenham dado errado e que geraram aprendizado.

Além disso, os empretecos que tiveram negócios criados a partir de experiências na “Empresa Cria”, que faz parte da metodologia, e hoje conquistaram um negócio de sucesso, também podem ser escolhidos para fazer parte da programação ao vivo. Basta compartilhar sua história pelo e-mail: empretecrealiza@sebrae.com.br.

A descontração também vai fazer parte do Empretec Realiza com a ‘Batalha de Memes’. Os participantes devem criar um meme que lembre o conjunto de comportamentos empreendedores praticados no Seminário Empretec, a experiência vivenciada na “Empresa Cria” ou a realização e entrega do livro dos Selos. O público do evento poderá votar no seu meme preferido, e os vencedores serão premiados pelo Sebrae.

Entenda

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que é aplicada em 40 países. No Brasil, o Sebrae é o responsável exclusivo pela aplicação da imersão desde 1993 com a formação de mais de 288 mil ‘empretecos’, o que corresponde a mais de 60% dos capacitados de todo o mundo.

Um dos Empretecos é o consultor empresarial Arthur Amorim, de Recife (PE). Ele considera que todo empreendedor deveria ter a obrigação de participar da iniciativa. Desde que participou do seminário, em 2015, ele vem colocando em prática tudo o que aprendeu. “Posso afirmar, sem medo de errar, que sou outra pessoa depois de ter participado e, a partir disso, comecei a enxergar a vida empreendedora de outra forma. Aprendi que empreender é muito mais do que ter um CNPJ. Vi que ter boas ideias não serve de nada se não estabelecermos metas e irmos em busca das oportunidades”, avaliou.

Outro empreteco que evoluiu depois do programa foi o gerente nacional Felipe Campagnoli, de Florianópolis (SC). Ele participou da imersão em 2016, quando ainda era supervisor de uma empresa, e após 12 meses conseguiu conquistar o cargo que possui hoje. “Me tornei gerente nacional criando processos, fazendo acompanhamento sistemático. Na época, faturávamos R$ 500 mil por mês e, hoje, alcançamos um pouco mais de um R$ 1 milhão por mês. O Empretec, sem dúvida, foi fundamental nessa evolução”, reconheceu.