Guajará-Mirim,

PT repudia, via nota, ação de despejo no campo em Rondônia e apoia a LCP
Em alguns trechos, a rede petista relembrou alguns confrontos envolvendo as autarquias de segurança e a Liga Camponesa.

Publicado 18/10/2021
A A

Segundo a nota que apoia o movimento da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), “Desde o ano passado, a Polícia Militar, Civil e a Força Nacional de Segurança estão numa ofensiva violenta de perseguição, violência e assassinatos para acabar com a luta pela terra”.

Em alguns trechos, a rede petista relembrou alguns confrontos envolvendo as autarquias de segurança e a Liga Camponesa. “Agora, os acampamentos Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, onde vivem 600 famílias, localizadas no distrito de Nova Mutum, estão cercados pela PM e Força Nacional e com ameaça iminente de despejo”, cita o documento.

Por fim, o “Comitê Central Nacional do Partido da Causa Operária presta sua irrestrita solidariedade à luta dos companheiros da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e reivindica a retirada da Força Nacional de Segurança Pública de Rondônia e a liberdade imediata dos companheiros presos políticos da luta pela terra” e conclui pedindo a “dissolução da PM e de todo o aparato repressivo”.

A NOTA DA PM

A Polícia Militar de Rondônia (PM-RO) também divulgou ontem (17) uma nota de esclarecimento comentando sobre a ação de reintegração de posse e o trabalho de suporte aos oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) no cumprimento de decisões “proferidas por magistrados em sete processos judiciais”.

A PMRO esclareceu que a Operação Nova Mutum foi organizada pela própria instituição e que o Departamento da Força Nacional de Segurança (DFNSP) não “houve participação nessa fase de nenhum integrante da Força Nacional de Segurança Pública”. Mais adiante acrescenta “que o Departamento da Força Nacional de Segurança Pública está participando da Operação Nova Mutum, mas em caráter de apoio somente”.

Vale ressaltar que o documento da PM não foi assinado pelo Comando-Geral, apenas publicado em seu site.