Guajará-Mirim,

VÍDEO: Sucuri-verde é flagrada devorando gato no meio da rua em Porto Velho
Imagens registradas por moradores do bairro Flodoaldo Pontes Pinto mostram cobra tentando engolir gato. Réptil foi resgatado pelo Ibama para ser solto na natureza.

Por G1 RO
Publicado 30/12/2021
A A

Uma sucuri-verde foi filmada devorando um gato no meio da rua Frederico de Freitas, na noite de quarta-feira (29), no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.

Nathalia Monteiro, moradora do bairro, contou que estava em casa e ao ir deixar um amigo no portão foi surpreendida com a cena da cobra devorando o gato.

"Quando chegamos na frente de casa já havia algumas pessoas filmando a cobra. Nessa hora o gatinho já estava morto. Logo depois a gente entrou em contato com o pessoal do Ibama", conta.

Uma outra moradora contou que o gato atacado pela cobra vivia pelo bairro e não tinha dono, mas sempre era alimentado com ração pelos vizinhos.

Segundo o biólogo Adriano Martins, especialista em herpetologia, a cobra filmada devorando o gato é da espécie Eunectes murinus, também chamada de sucuri-verde.

Pesada e longa, a sucuri-verde é também a maior espécie de sucuris que existe. Os machos podem alcançar uma média de 3,5m de comprimento, já as fêmeas adultas podem chegar a 5 metros. Em casos mais raros, podem atingir tamanhos maiores, de até 6m.

Por conta do número de pessoas que estavam ao redor, a sucuri (que ainda é um filhote) desistiu de engolir o gato, em Porto Velho.

Logo depois, uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) chegou na rua e resgatou a sucuri para soltar na natureza.

Cobra x chuva
O biólogo Flávio Terassini afirma que no período de chuvas é mais comum o aparecimento de répteis em ruas e residências na zona urbana das cidades, principalmente serpentes.

Isso porque, a água da chuva acaba inundando a toca onde os animais se escondem, e por isso eles procuraram refúgio e alimentos na cidade.

Terassini destaca que, em hipótese alguma, a pessoa deve tentar capturar ou pegar nas cobras, já que muitas podem ter veneno e podem picar para se defender e caso apareça, é importante que o morador acione o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental ou Ibama para fazer o resgate e a soltura em local adequado.

Fonte: G1 RO