Guajará-Mirim,

Time rondoniense de futebol americano sonha com Liga Nacional: "A gente tem sim uma equipe aqui disposta a competir e crescer"
Conversamos com Fernando Rodrigues, presidente do Porto Velho Miners, sobre o assunto

Por Ge RO
Publicado 30/12/2021
Atualizado 30/12/2021
A A

O Porto Velho Miners quer representar Rondônia na Liga Nacional de futebol americano. Para isso, o presidente do clube, Fernando Rodrigues estará dia 28 de janeiro reunido em São Paulo com representantes da liga. O maior impasse são as questões de localização. Ao ge.globo/ro, ele falou sobre as tratativas.

– Nós pretendemos começar a participar da Liga Nacional, só que de acesso ou da Conferência Norte que eles estão pensando em construir. Vai haver uma reunião agora em janeiro que nós vamos participar para poder ajustar esse calendário e tabela pra vê se a gente consegue se encaixar nessa liga. – disse o mandatário.

Porém existe o fator logístico, porque nós estamos em um lugar distante e acaba encarecendo, assim se houver esses tipos de jogos. A gente não tem muitos outros adversários aqui na região. Os mais próximos são Mato Grosso e Manaus, no Amazonas. O que pode complicar é a logística. Para Manaus, por exemplo, é um pouco complicada. É por isso que a gente ainda não entrou nessa liga para poder participar — Fernando Rodrigues.

O presidente ainda explicou como funciona a competição nacionalmente e onde estão as tratativas para os Miners entrar. Neste mês, os rondonienses tiveram a experiência de encarar um grande na modalidade. A equipe pegou o Cuiabá Arsenal, no estádio Aluízio Ferreira, e foi derrotada por 14 a 0.

- A Liga ela funciona como se fosse um Campeonato Brasileiro. Ela é dividida por Conferências, tem Conferência Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Então se faz a competição entre as Conferências. Terminou essas competições os primeiros colocados vão para as semifinais e depois pra final. A gente encarou uma equipe da Conferência Centro-Oeste e da elite do futebol americano. Então é como se estivesse a gente que foi da Série C enfrentando uma equipe da Série A de um Brasileirão, é mais ou menos assim. Esses jogos servem para mostrar que a gente tem sim uma equipe aqui disposta a competir e crescer – finalizou.

Fonte: Ge RO