Guajará-Mirim,

Parceria entre Poder Executivo e Exército é destacada durante passagem de direção do Hospital de Guarnição de Porto Velho

Publicado 21/01/2022
Atualizado 21/01/2022
A A

Na noite dessa quinta-feira (20), foi realizada a passagem de direção do Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV), na qual deixou o cargo do coronel médico Hailton Antônio Casara Cavalcante e assumiu a missão o coronel médico Sérgio Ricardo Lobo Loureiro. 

A Unidade Militar de Saúde, que integra a 12ª Região Militar e está subordinada à Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro, é responsável pelo atendimento médico dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica que prestam serviço em Porto Velho. 

As instituições militares exercem um papel muito importante para o País, e tem tido uma atuação forte no Estado de Rondônia. O secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos de Góes, que representou o governador de Rondônia Marcos Rocha, na cerimônia, destacou que o Exército não tem medido esforços para apoiar o Estado em ações que beneficiam a sociedade, inclusive por meio do HGuPV. 

“A atuação do Hospital de Guarnição em Rondônia é muito importante. Exemplo disso é o apoio nos tem dado nas edições de drive-thru de testagem da covid-19; sempre estão em peso nos ajudando, seja na Capital ou no interior. É uma força de trabalho que ajudou bastante o Estado durante essa pandemia. Isso reforça que a integração entre as forças é muito grande no Estado. Desta forma, o Exército, Marinha, Aeronáutica, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar se integram em prol da sociedade, e assim os rondonienses são beneficiados”, considera o secretário-chefe da Casa Militar.

A adjunta da Coordenadoria de saúde da Polícia Militar, tenente coronel Eliane Gomes, também reforçou a importância do trabalho integrado das forças em prol da população.”O trabalho do Exército Brasileiro com a Polícia Militar do Estado de Rondônia por meio das juntas militares nossas, é de união, pois sempre cedem profissionais para nos auxiliar quando necessário”, conta.

TRANSMISSÃO DE CARGO

O Hospital de Guarnição de Porto Velho foi criado em 1986. O coronel Sérgio Ricardo Lobo Loureiro é o 14ª diretor e teve durante a solenidade o retrato inserido na galeria de fotos de diretores da unidade. Natural do Rio de Janeiro, ingressou no Exército em 1998, na Escola de Saúde do Exército Brasileiro do Rio de Janeiro.

É formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença (RJ) e especializado em cardiologia. Tem ainda o título de especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e especialização em Gestão pela Universidade Gama Filho (RJ). 

Já serviu no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (AM); no Hospital Militar de Área de Campo Grande (MS); no Hospital Militar de Área de Brasília (DF); no Hospital das Forças Armadas do Distrito Federal, na Diretoria de Saúde do Exército do Distrito Federal. 

“O coronel Casara fez um bom trabalho e isso vai facilitar em muito a nossa missão daqui para frente. Nossa perspectiva é dar prosseguimento às ações que estavam sendo desenvolvidas, e prestar o melhor atendimento à família militar”, disse o novo diretor.

O coronel Hailton Antônio Casara Cavalcante esteve como diretor do HGuPV desde 18 de janeiro de 2019.

É militar do Exército Brasileiro desde 1992 e em 1997 ingressou na Escola de Saúde do Exército. Já atuou como médico oftalmologista do Governo de Rondônia entre 2006 e 2014, e agradeceu a oportunidade que teve de atuar a frente do Hospital de Guarnição em Porto Velho. 

“Sou grato por todos esses anos em que estive fazendo parte dessa instituição que é dedicada a assistência da Saúde dos guardiões da selva da Amazônia Ocidental e seus familiares. São mais de 18 mil vidas assistidas pelo HGuPV. É o único Hospital de Guarnição do Exército Brasileiro que atende organizações militares dos três estados: Rondônia, Acre e sul do Amazonas”. 

A atuação do coronel Casara em Porto Velho foi elogiada pelo comandante da 12ª Região Militar, general de Divisão Omar Zendin. “Ao assumir a direção do HGuPV, o coronel Casara logo demonstrou a sua competência; fez uma eficiente gestão, dando mostra da sua singular capacidade de trabalho”.

Ao novo diretor, o comandante destacou: “Ao coronel Lobo e sua família sejam todos muito bem-vindos e desejo que sejam muito felizes nesta missão”.

Também estiveram presentes na solenidade de passagem de direção do HGU, o gestor da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá; o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho e o deputado federal coronel Chrisóstomo.