Guajará-Mirim,

Além da fiscalização, no Estande da Idaron o produtor participou de oficinas técnicas dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional

Publicado 27/05/2022
Atualizado 27/05/2022
A A
Foto: Ji-Paraná Notícias

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), presente na 9ª Rondônia Rural Show Internacional, é a responsável pelo acompanhamento e fiscalização de todos os animais que por ventura venham a entrar ou sair da feira. Mas não se resume somente a fiscalização, haja vista, que ela é também a responsável em controlar toda documentação, a guia de trânsito, comprovante de vacinação, etc..

  Conforme explica Dra. Rachel Barbosa que é coordenadora de Educação Sanitária e Comunicação do órgão, a Idaron é também responsável por toda fiscalização das exposições de vegetais, mudas, e tudo àquilo que possa oferecer algum risco sanitário, além disso, a Idaron está com um Estande técnico para realização de oficinas dentro da feira, isso quer dizer que desde sua abertura o órgão já vem realizando várias oficinas e palestras voltadas ao homem do campo e ao agronegócio. Nesse caso é a primeira vez que está sendo posta em prática, se tornando um desafio também para os técnicos do órgão.

  Diversos serviços estarão sendo oferecidos aos visitantes, tais como: cadastro no sistema Siagro, cadastro de senha para ter acesso ao sistema online da Agência, oficinas técnicas voltadas para o produtor rural, além do 4º Fórum Rondoniense voltada para a manutenção da Zona livre de febre aftosa sem vacinação.

  Dentro das oficinas realizadas foram abordados temas como “Padrão de qualidade do café”, um tema de suma importância, haja vista, que produtores do Estado têm sido premiados nacionalmente e internacionalmente; “Boas práticas de vacinação” que é um outro tema importante, pois Rondônia é um Estado voltado também para a agropecuária;  “Qualidade das sementes” que é uma das atividades da Idaron; como já dissemos, na última quinta feira, 26 de maio, foi realizado o 4º Fórum Rondoniense para a Manutenção da Zona Livre de Aftosa sem vacinação;  nesta sexta feira, 27 de maio, o tema será “Brucelose Bovina, principais cuidados”, um tema muito procurado pelos visitantes, e que foi necessário até aumentar o número de oficinas nesse sentido, para poder atender à procura; e para encerrar no sábado, dia 28 de maio, a atividade será voltada para “Cuidados com as embalagens de agrotóxicos”, um tema também necessário.
  
  Essas oficinas serão também acompanhadas, além dos produtores, por alunos de Escolas Técnicas e de Faculdades. Segundo Dra. Rachel, dentro da feira um dos compromissos do órgão é a conscientização e a orientação dos produtores, e a procura tem sido satisfatória, haja vista, que a Idaron já está com uma plataforma digital muito ampla, e a maioria dos serviços já se encontram disponíveis pela internet, mas para isso é necessário que o produtor tenha um cadastro no sistema, e na feira está sendo facilitado o cadastro e a senha, a partir daí o produtor passa a ter acesso a todos os serviços.