Guajará-Mirim,

Insegurança: ‘piratas’ trocam tiros com tripulação de cargueiro no Rio Madeira
“Criminalidade vem deixando a viagem perigosa”, lamentam ocupante da tripulação.

Por Redação
Publicado 13/07/2022
A A

A madrugada de terror é narrada horas mais tarde por um membro da tripulação que não se identifica.  “Por volta de 1h da manhã os ‘piratas’ querendo invadir”, narra.

Imagens gravadas pelo tripulante mostram estilhaços de vidro espalhados no chão, janelas quebradas e centenas de marcas de tiros encravadas na lateral do navio. “Olha a situação que ficou a embarcação. Aqui só é marca de chumbo, das balas”, diz o homem.

No convés, um projetil disparado pelos bandidos atravessou o aparelho de ar-condicionado.  O ataque aconteceu por volta da 1h da madrugada da segunda-feira, (11), próximo a comunidade do ‘Boitento’. A informação é de que homens armados cercaram a embarcação. A intenção seria invadir e saquear a carga.

Os criminosos apelidados de piratas dos rios só não tiveram êxodo, devido a ação imediata da segurança que trocou tiros evitando com que tomassem o barco.

“A gente ‘coagido’, os seguranças metendo chumbo e eles ‘metendo’ bala de lá pra cá. Foi uma madrugada de terror, mas graças a Deus, os guardas estavam bem armados, com bastante munição e não deixaram encostar”, explica.

A tripulante denúncia a prática criminosa em pleno Rio Madeira, o que segundo o homem vem deixando a viagem perigosa.

O temor do tripulante não é um caso isolado, só nos últimos sete meses de 2022, pelo menos quatro embarcações já foram alvos de piratas.

Os criminosos visam, principalmente combustíveis, 1,5 milhão de litros teriam sido levados pelas quadrilhas nas abordagens a essas embarcações que cortam os rios entre Rondônia e o Amazonas.

Os dados são Sindarma, o Sindicados das Empresas de Navegação do estado amazonense.

A instituição fala em desabastecimento caso medidas para combater a criminalidade não forem tomadas pelos estados com urgência.

 

Fonte: newsrondonia