Guajará-Mirim,

Porto de Porto Velho destaca potencial econômico durante reunião com produtores de sementes

Publicado 10/11/2023
A A
Foto: Guilherme Belém

Uma visita técnica ao Porto de Porto Velho foi realizada por membros da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso, na quinta-feira (9). No âmbito da segunda edição do Rally Aprosmat, os associados estão se familiarizando com as novas fronteiras agrícolas de Rondônia, identificando oportunidades de negócios e avaliando o potencial econômico da região.

Antes da visita técnica, a diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), responsável pela administração do Porto de Porto Velho, apresentou as oportunidades disponíveis no porto e compartilhou informações sobre os investimentos em andamento, na infraestrutura portuária. A reunião com os produtores ocorreu em conjunto com a equipe da Invest Rondônia, coordenadoria responsável por atrair novos empreendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec).

A associação desempenha um papel crucial no agronegócio brasileiro, sendo uma referência na produção de sementes no país. Um dos objetivos da caravana é expandir as atividades no futuro, e também explorar novas logísticas otimizadas, como o transporte de cargas pelo Porto de Porto Velho, via rio Madeira.

O executivo da associação, Eribel Silva ressaltou a importância da instituição, que tem 43 anos de existência e trabalha com culturas como soja, algodão, sorgo e forrageira. “Atualmente, a produção alcança 10 milhões de sacas, cobrindo uma área de 12 milhões de hectares no Mato Grosso”, destacou.

“Fase de oportunidades” é como Fernando Parente, diretor-presidente da Soph, descreve o momento atual do porto, destacando os esforços para regularizar novas áreas e buscar negócios em colaboração com o Governo de Rondônia. Também anunciou que, o porto está prestes a lançar um chamamento público para interessados em operarem, utilizando a infraestrutura portuária, incluindo a doação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para outros arrendamentos portuários.

Com a perspectiva de arrendamentos e investimentos, a Soph se propõe a contribuir, significativamente, para o crescimento sustentável, consolidando o Porto de Porto Velho como um importante polo logístico e catalisador de negócios na região.

Foto: Guilherme Belém