Guajará-Mirim,

Inscrições para cursos de Bordado a Mão e Oratória encerram-se neste domingo, em Porto Velho

Publicado 19/01/2024
A A
Foto: João Albuquerque e acervo Idep

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) encerra neste domingo (21), as inscrições dos cursos de Oratória e Bordado a Mão, cujas aulas serão ministradas na sede da instituição de ensino profissionalizante, em Porto Velho.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site https://rondonia.ro.gov.br/idep/ no qual constam as orientações gerais.

No curso de Bordado a Mão, o aluno aprende, entre outros conteúdos, a criar e produzir trabalhos artesanais de peças decorativas e utilitárias com materiais diversos e recursos. Já quem frequenta as aulas de Oratória tem acesso a conhecimentos como técnicas, habilidades de comunicação na linguagem corporal e facial.

RECONVERSÃO PROFISSIONAL

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o início do ano letivo está sendo marcado pela oferta de cursos em diferentes áreas. A proposta é contemplar quem está ingressando  no mercado de trabalho, trabalhadores  interessados em se atualizarem na profissão que já exerce ou até mesmo os que visam a reconversão profissional, ou seja,  desenvolver  novas competências,  em um setor  distinto do qual trabalha e planeja  se reinventar em outro ramo de atividade.

“A qualificação da mão de obra é uma das prioridades do Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia”, frisou, acrescentando que, a expansão da educação profissional está sendo viabilizada, por meio de cursos presenciais e remotos para contemplar o maior número de cidadãos interessados em construir uma carreira de sucesso.

Para muitos alunos do Idep, o ensino online é a porta de entrada para uma nova profissão. A moradora do Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho, Arinete da Silva Cruz, de 41 anos, trabalha como agente de limpeza e já planeja uma reconversão profissional. “ Fiz o curso remoto de Empreendedorismo e vou me matricular no curso Assistente de Recursos Humanos, adianta a estudante, que sonha com a carreira administrativa.

Foto: João Albuquerque e acervo Idep