Guajará-Mirim,

Governo de RO investe em boas práticas de fabricação para empreendedores de Porto Velho

Publicado 13/04/2024
A A

A Feira do Empreendedor, realizada mensalmente na rua Pio XI, ao lado do estacionamento Pirarucu, no Palácio Rio Madeira (PRM), reúne vários empreendedores de Porto Velho, dos segmentos de agroindústria, gastronomia, artesanato e serviços. O sucesso da Feira, que conta ainda, com atrações musicais e praça de alimentação, vem atraindo cada vez mais pessoas que querem conhecer as potencialidades de Rondônia, apreciar novas iguarias ou apenas fazer turismo pelo local.

São mais de 100 expositores reunidos, expandindo redes de contatos, fazendo negócios e impulsionando suas vendas. A consolidação de um evento que começa a crescer, exige vários requisitos, a fim de garantir a qualidade nos produtos oferecidos, dentre eles: cursos e capacitações. Visando essa qualificação, os expositores da Feira estão participando de um treinamento em Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, incentivador da Feira, a exposição estimula a economia local e dá suporte aos pequenos empreendedores, oferecendo um espaço onde eles possam comercializar seus produtos. “O treinamento é mais um apoio do Estado, que os empreendedores vêm recebendo para garantir um produto de qualidade e valorizar a identidade cultural do Estado”, ressaltou.

TREINAMENTO

As Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de requisitos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de regularizar e padronizar os processos de produção e distribuição de diversos setores, entre eles, o de alimentos e cosméticos, que são comercializados na Feira do Empreendedor.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão recebeu os participantes enfatizando ser fundamental para cada empreendedor ter conhecimento das boas práticas de fabricação, para que seu produto final seja um produto de qualidade. “Os alimentos necessitam de procedimentos que garantam a segurança, tanto no processo de manipulação quanto na higiene, a fim de evitar contaminações, que podem ser prejudicial ao público consumidor. Se isso acontecer, o empreendedor também perde, porque seu produto perde a confiança”, pontuou.

Presente na abertura do treinamento, o coordenador de Agricultura Familiar da Seagri, Eduardo de Oliveira Seti explicou que, “Para que esses processos sejam corretamente implantados dentro das Agroindústrias, é exigido por lei, que cada negócio desenvolva o seu próprio manual de boas práticas”, evidenciou.

A presidente da Associação dos Empreendedores do estado de Rondônia (Aeron), Rosieli Silva destacou a relevância do treinamento. “O curso é essencial para que os empreendedores possam atender melhor seus clientes, bem como alavancar as vendas com um produto de qualidade”, afirmou.

O treinamento foi realizado pela Aeron, após solicitação feita à Emater e Seagri, o curso  foi ministrado de 9 a 11 de abril, no auditório da Escola de Governo, em Porto Velho.