Guajará-Mirim,

MPRO ministra palestra para alunos em escola pública de Porto Velho

Por Redação
Publicado 16/04/2024
A A

Na tarde da última sexta-feira (12/4), a Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília, em Porto Velho, recebeu a visita do Ministério Público de Rondônia (MPRO), representado pela Promotora de Justiça Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos. Durante a palestra intitulada “O Ministério Público e a Escola como Agentes de Transformação Social”, a Promotora conversou sobre uma série de tópicos importantes como o papel do MP, escolha da carreira, bullying, cyberbullying e outros temas.

Para abordar a escolha de uma profissão, preocupação comum nessa fase da vida, a integrante do Parquet rondoniense compartilhou sua trajetória até chegar ao Ministério Público. “Com 16 anos eu estava decidindo minha profissão”, disse ela.

Falou também sobre o papel do Ministério Público e o que significa ser uma Promotora de Justiça. “Ser Promotora de Justiça renova esse ideal, me faz lembrar nosso papel transformador como cidadãos”, afirmou. Sublinhou o papel do MP na defesa da sociedade, garantindo a proteção daqueles que mais necessitam - a criança, o adolescente e o idoso.

Em sua fala, a representante do MP fez um paralelo entre o papel do Promotor e o papel do estudante enquanto cidadão, destacou a importância dos estudantes na sociedade e como eles podem atuar em parceria com o Ministério Público na construção de um mundo melhor. Falou que os desafios enfrentados pelos estudantes e como eles podem impactar positivamente o ambiente escolar.

Um dos principais temas abordados foi o bullying e o cyberbullying, que são grandes desafios no ambiente escolar atual. A palestrante ressaltou a necessidade de combater essas formas de violência para criar um espaço mais seguro e acolhedor. Ela enfatizou que a violência do bullying tem dois alvos: o primeiro é a vítima direta da agressão e o segundo é o espectador dos atos violentos. Ela destacou a importância de não se omitir diante dessas situações. Segundo ela, a atitude do espectador em não se calar pode ser decisiva para salvar uma vida.

O encontro entre MPRO e escola está em consonância com o projeto "MP em Debate Acadêmico" do Centro de Apoio Operacional Unificado - CAOP UNI, esse plano tem o intuito de propagar a importância do Ministério Público brasileiro, bem como de seu papel no estado democrático de direito como instituição maior da defesa da cidadania e dos direitos dos cidadãos.

Fonte: MP/RO